Do Kanrango Cup Stack à Speed Stacks

 

O Sport Stacking tem a sua origem no início dos anos 80 no sul da Califórnia pela mão de Wayne Godinet que na altura criou as primeiras construções e lhe chamou Kanrango Cup Stack. Pouco depois Wayne formou um gropo a que chamou Cupstack. No início dos anos 90, recebe atenção à escala nacional numa participação do "Tonight Show", com Johnny Carson. Foi aí que despertou o interesse e a imaginação de Bob Fox, na altura professor primário no Colorado. Mais tarde, para demonstrar o seu carácter competitivo, o nome Cupstack dá lugar à designação Sport Stacking.

Bob Fox, que viria a ser o fundador da Speed Stacks, diz que "Quando me tornei apaixonado pelo Sport Stacking em 1995, a maioria das pessoas ao ouvir-me falar franziam o sobrolho. Empilhar copos um desporto? A única maneira de lhes explicar era mostrar-lhes. Sport Stacking é algo que realmente é preciso ver para crer! Eu adoro o desafio de transformar cépticos em crentes e ver a lista de entusiastas de Sport Stacking crescer a cada dia ". 

Entretanto o Sport Stacking foi-se espalhando a nível nacional. Em 1998, Bob foi convidado a apresentar o Sport Stacking no Texas e com a tremenda resposta positiva e entusiasmo nasceu a Speed ​​Stacks, Inc. como um pequeno negócio caseiro com o objectivo de promover o Sport Stacking e ser um apoio para professores de educação física. E assim o Sport Stacking continuou a crescer. Bob começou entretanto a viajar por todo o país para apresentar o Sport Stacking aos seus colegas professores de educação física. Em 2000, após 17 anos de uma carreira docente, Bob decidiu parar a sua actividade como professor para se dedicar a tempo inteiro à Speed ​​Stacks. A popularidade do Sport Stacking continua a crescer exponencialmente e actualmente mais de 40.000 escolas em todo o mundo têm implementado o Sport Stacking como parte de seu programa lectivo de educação física. 

Mas quais são os benefícios do Sport Stacking? Os miúdos não precisam de ser convencidos sobre os benefícios do Sport Stacking, eles simplesmente adoram jogar. Até mesmo os miúdos que se acham demasiado cool para fazerem jogos de crianças. Aos professores e aos pais, sempre evidenciámos a capacidade de desenvolvimento da coordenação motora, da rapidez dos reflexos e do ambidestrismo. Agora podemos comprovar essas alegações. Um estudo do Dr. Brian Udermann, actualmente na Universidade de Wisconsin-Lacrosse, confirma que o Sport Stacking melhora a coordenação motora e o tempo de reacção em até 30%.

O Sport Stacking ajuda os alunos a desenvolverem o desempenho bilateral obrigando-os a utilizar ambos os lados do corpo. Ao estimular a proficiência bilateral, os alunos desenvolvem igualmente uma maior utilização do lado direito do cérebro o que melhora a atenção, concentração, criatividade e ritmo. O Sport Stacking ajuda a treinar o cérebro para outros desportos e outras actividades em que o uso de ambas as mãos é importante, tais como tocar um instrumento musical ou usar o computador. Sequenciamento e padronização são também alguns dos elementos do Sport Stacking que podem ajudar com o desenvolvimento da leitura e da matemática.

Veja, acredite, ensine! Muitos professores inovadores de todo o mundo estão descobrindo e desenvolvendo o Sport Stacing e estamos muito orgulhosos desta actividade continuar a ser adoptada em muitos programas escolares de qualidade e do entusiasmo que os professores nos trazem e transmitem. Se você é um desses inovadores, "damos-lhe as boas vindas à família Sport Stacking e queremos que saiba que na Speed ​​Stacks, Inc. nos dedicamos a fazer tudo o que pudermos para o apoiar a si e aos seus alunos", diz Bob Fox.